Santana Lopes ruma a Belém
Após ter decidido o seu futuro mais próximo após a tomada de posse do novo governo - o regresso à Câmara Municipal de Lisboa - Santana Lopes planeia, como político profissional que “não sabe fazer mais nada” (palavras do próprio), o seu próximo passo.Parece que o fez depois da sua tentativa de regresso sebastianista à edilidade lisboeta ter falhado.
Em entrevista ao jornalista do Inimigo Público, Caras, Vip, Maria, Telenovelas e TV Saúde declarou que o seu caminho seria rumo a Belém, não ao Palácio presidencial (para cuja eleição não conta com o apoio do seu partido), mas para o simpático cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Belém. “Mesmo que não conte com o apoio do meu partido nem para concorrer à Junta, tenho sempre o PPM, o MPT, o MPT e o PPM e ainda toda a legião de Santanetes e peixeiras da Figueira... Para além do Movimento dos Doentes e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima”, referiu Santana. “De qualquer maneira, o que conta é que vou para Belém, o que por si só constitui o realizar de parte do meu sonho. Além disso, como sou, apesar dos meus 48 anos, o político eternamente jovem, sei que ainda me vou candidatar a Belém e, com o apoio das revistas cor de rosa e dos jornais desportivos, ser PR...”, avançou ainda.
Na mesma entrevista, o regressado edil lisboeta referiu que vai tentar fazer valer a sua experiência autárquica para vencer a eleição e garante que as Docas (de Alcântara) terão de se cuidar caso ele vença, uma vez que pretende transformar a zona ribeirinha de Belém no novo centro da noite lisboeta “para não ter de andar de um lado para o outro como quando era primeiro-ministro e era uma correria da noite para São Bento e vice-versa...”.
Quem gostou da novidade foi Morais Sarmento, futuro secretário da Junta, que referiu ser “um amante do mergulho e Belém tem Rio...”. Santana optou por não referir a terceira pessoa da lista, que normalmente ocupa o cargo de tesoureiro, alegadamente por Bagão Félix estar a gozar da sua condição de Ex-Ministro das Finanças em tranquilidade, “passando as tardes a beber umas jolas valentes com tremoço e a bela da pevide e vendo jogos do Benfica com os restantes reformados lá da rua”, segundo nos relatou ao telefone, e Ferreira Leite ainda se encontra “a festejar a derrota eleitoral do PSD” como a própria, por carta (não tem telefone por se encontrar em fase de contenção de despesa em sua casa), nos avançou.
Não conseguimos obter, da parte do PSD e dos outros pré-pré candidatos a PR qualquer declaração, mas alívio foi a expressão dominante nos rostos dos nossos entrevistados...