Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

22.6.05

100 dias de oposição - Daniel Sampaio

N'A Capital de hoje, Daniel Sampaio avalia a oposição. Em muito pouco discordo:

"Depois dos primeiros cem dias de governo, qual o estado da oposição? Marques Mendes confirma tudo o que sobre ele escrevi: é um honesto, esforçado e diligente segundo. Quem consegue imaginar este político sério a galvanizar o PSD até uma grande vitória eleitoral? O seu papel será sempre o de reequilibrar a desafinada orquestra, numa direcção segura (mas apagada) de um intermezzo de pouca qualidade. Falta conhecer o maestro que trará a nova partitura, a música que anuncia a vitória. Toda a gente do PSD sabe isto, e a delicadeza com que Marcelo e Manuela F. Leite tratam este discreto funcionário do partido é o sinal de que não acreditam que ele veio para ficar: morrerá no seu posto, sem sangue nem glória.
Jerónimo de Sousa gere o luto de Cunhal e a força das estruturas sindicais, que têm capitalizado bem o descontentamento social. Comete o erro de Carvalhas, ao considerar que PS e PSD são o mesmo e que a «política de direita» continua. Não compreende que futuros sucessos do PS na área social, após as primeiras medidas de contenção, farão a diferença face a Barroso e Santana.
Louçã parece cansado. Já deveria ter proposto uma data para o referendo do aborto (Novembro, por ex.) e, como economista, era-lhe exigida mais criatividade nas críticas ao problema do défice.
Ribeiro e Castro faz o seu caminho e vai surpreender: teve já o mérito de nos mostrar como Portas fez mal à direita civilizada."


Daniel Sampaio in "A Capital", 22/06/2005