Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

24.6.05

Fogo na praia

Vou deixar aqui apenas algumas notas sobr os acontecimentos na praia da Fgueira na noite de São João, onde o fogo-de-artifício. Como é possível ter acontecido um acidente daquelas dimensões?

Em primeiro lugar, o sítio escolhido para o fogo-de-artifício é o mais errado em termos de segurança, mesmo numa praia grande como a da Figueira.

Em segundo lugar, os agentes de segurança foram completamente passivos, não montando um perímetro de segurança adequado.

Em terceiro lugar, mesmo que esse perímetro tivesse sido montado, certamente teria havido feridos. O bar da praia, a mais de 150 m do local de lançamento, foi atingido pelo fogo rasteiro. Isto só corrobora o que já disse: nunca a praia deveria ter sido o local de lançamento.

Parece-me, finalmente, que foi grande a irresponsabilidade da empresa no modo como montou o dispositivo. Pareceu-me claro que o problema principal se deveu a uma manga incandescente estendida entre postes de onde saíram faíscas que fizeram outros foguetes entrar em combustão, o que dscontrolou o espectáculo. Tenha sido assim ou não, parece-me que houve falha grosseira na segurança ao ser montado o espectáculo.

Estive lá e vi, e se já não era muito dado a foguetaria agora ainda menos...