Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

17.6.05

Desertificação atinge 30 % do continente

Esta é uma questão que me preocupa especialmente enquanto geógrafo.

A desertificação física (dos solos) e humana estão estreitamente ligadas e no caso português, como noutros, a desertificação antrópica vai decidir da desertificação pedológica.

O despovoamneto do interior (com a fuga da população em direcção aos centros do litoral e em relação às suas sedes de município) estará a provocar o abandono das terras de cultivo e silvucultura, sendo que os fogos, por exemplo, se tornam devastadores.

Como nota positiva fica o facto de que "usando dados históricos e as sequências do desenvolvimento da desertificação em Portugal, este programa permite desenhar cenários. Lúcio do Rosário explica que, analisando os factores de ameaça físicos, ecológicos e sociais, "estamos a caminhar rapidamente para um total de dois terços do território susceptível à desertificação". Este programa visa uma intervenção que evite este cenário, através de medidas que passam essencialmente pela actividade agrícola, florestal e imobiliária.

A nível local, várias universidades aglutinaram-se num projecto denominado Rede para a Observação e Análise do Fenómeno da Desertificação e da Seca, com vista a desenvolver uma acção preventiva. Amílcar Soares, do Instituto Superior Técnico (IST), aponta a necessidade de reunir várias investigações sectoriais e aplicá-las a um problema transversal como é a desertificação. O professor do IST acredita que a falta de atenção dos políticos para um fenómeno que ultrapassa os ciclos eleitorais poderá ser colmatada com um conhecimento sistematizado."
(DN, 17/06/2005