Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

20.6.05

Luís Delgado, o Obstinado

Vem hoje Luís Delgado, no DN, perguntar para quem governa este governo.

Partindo do pressuposto de que as medidas a entrar em vigor vão tocar a todas as classes, LD afirma que o governo governa para si próprio e para mais ninguém. "Para quem governa, afinal, este Executivo? Para si próprio - 16 ministros e umas dezenas de secretários de Estado? Será que esta interrogação essencial não os preocupa? Será que não percebem que têm de governar para o país, e com o apoio inequívoco de uma maioria?"
Pois bem, recordo que ainda há pouco, com outra cor no governo, este senhor defendia muitas destas mesmas medidas para controlar o défice, e o mais grave é que não estava o país numa situação tão má, com Bagão Félix a prever um défice de 2,8 % para 2005 e a comissão Constâncio a prever já mais 4 % a somar a este valor, 4 % de erro, portanto (que não é minimamente desculpável, apenas porque o primeiro valor seria uma projecção feita com grande antecedência, uma dada a enorme diferença de valor).


O governo não pode ouvir estes senhores comentadores, tem sim é de tentar alterar este cenário de uns previsíveis mais de 6 % de défice nas contas públicas. O que, não sendo uma surpresa absoluta, constitui um entrave a muitas das promessas eleitorais do PS.