Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

18.6.05

"Novas" criminalidades e extrema direita


Como é apanágio de toda a extrema-direita que se preze, a criminalidade que ocorre em Portugal é toda atribuida aos "imigrantes", principalmente os "pretos". E a verdade é que situações como a do "arrastão" de Carcavelos não ajuda coisa alguma.
Mas na verdade tal não corresponde à verdade, nem a culpa das eventuais situações de criminalidade pertence aos ditos imigrantes (muitos são já de segunda geração, uns com a nacionalidade portuguesa, outros não).
A nossa sociedade é que não acolhe como deveria, não integra, não educa, foge às responsabilidades. Depois acontece isto. Grupos de jovens completamente desintegrados, pertencentes a bairros sem qualquer promoção de acção social, sem escolas, sem referências... ou seja... um "gueto"! Temos em Portugal um "apartheid" não declarado. E na África do Sul já vimos o que acontece quando a repressão atinge uma "etnia": o resultado, na comunidade portuguesa que apoiou o regime branco, é fatal, com centenas de mortos.
Vamos integrar, vamos humanizar. Só com uma cidadania plena se pode impedir que estejamos perante um ciclo vicioso e as próximas gerações de imigrantes vivam um estigma que arrasta o ciclo.
Não fazer como a extrema-direita xenófoba, que não se coibe de aproveitar estas situações para defender a sua dama do fim da caçã ao imigrante.
Por todas as razões e mais alguma, sou contra a "manifestação" marcada pelos extremistas para o Martim Moniz.