Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

14.6.05

Referendos... Esclarecimento...


Olivier Deslondes, geógrafo como eu, deu uma entrevista ao DN na qual expressa a sua opinião quanto à questão do Tratado Constitucional.

Para além das suas posições científicamente sustentadas acerca da construção europeia, foi com surpresa que constatei, ao ser-lhe perguntado o sentido de voto, que tinha hesitado mas que ia "votar sim. Mas confesso que hesitei. Diria que a pergunta do referendo não nos é colocada a partir de Bruxelas mas por um Governo impopular e isto quer dizer que, no momento de responder, as pessoas estão mais a pensar no Governo do que na resposta. É uma forma de fazer oposição, até porque houve recentemente eleições em França, que produziram resultados críticos para o Governo e isso não foi levado em conta no plano político. E se vou votar "sim" é porque separo a questão europeia da política interna. Mas o que está a irritar os franceses é que lhes fazem uma pergunta e, a seguir, dizem-lhes que uma das possíveis respostas é inaceitável. O que é isto? Faz-se uma pergunta para se dizer que só há uma resposta certa? E com boa parte da classe política a dizer que só o "sim" é aceitável, os franceses sentem-se como que sob ameaça. E isto é profundamente contraproducente. Só desperta o seu espírito de contradição."

Ora aqui está. Quando até os mais esclarecidos como este geopolitólogo pensaram assim, imagine-se o que se passou nas cabecinhas dos francos...