"Não" jacobino triunfa em França
Pois é. Confirma-se o que há uns tempos se falava. O "não" à Constituição europeia venceu o referendo em França com 10 pontos de diferença.
A França jacobinista, nacionalista e extremista ficou mais uma vez patenteada num resultado eleitoral, depois do sucesso repetido de Le Pen e da sua extrema-direita serôdia (desculpem o eufemismo) nas presidenciais e autárquicas. A divisão da esquerda, incluido a fractura do Partido Socialista, só reforça o que dizemos.
Além de nacionalista e xenófoba, a França deu um ar egocêntrico, ao misturar temática de política interna com o referendo europeu.
Finalmente, a estratégia de aprovação da Constituição deveria ter sido bem melhor delineada, com referendos parlamentares ou universais simultâneos na Europa. É que me parece que se pretendia um efeito dominó a começar em Espanha e França com a aprovação do "sim", mas que esta estratégia sofreu agora um duro revés. pois é, deveria ter-se pensado nisto antes.
Esperemos que este resultado sirva de lição a quem compete defender a prossecução do projecto europeu e aos partidários do "sim". E que o processo, a ter tido início, não pare. A França pode ser um importante motor da construção europeia, mas a europa tem mais com os quais chegar a bom porto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home