Papa Léguas

"Tudo o que se refere ao homem é dotado de contingência"... Vidal de La Blache (geógrafo)

28.8.04

"Quem és tu?" não sei...

"Nasci na Terra e nela me consumo. Fazem-me a cama de penas que o vento lança ao ar. A traição começa no leito que moído se rasga em tiras na palha podre.
Respiro o que o ar puro traz nas essências desencontradas, na fuga da aragem.
Olho o espaço , gosto de voar: lá longe, as nuvens são mais brancas. Olhando do alto, vejo a Terra, onde o amor brinca no lago dos sonhos, da mentira e do desejo, numa mistura enraizada de vaidade altaneira, mostrando na ramagem delicada o seu precioso fruto, por vezes apodrecido...
Uns pontos correm velozmente. O que é aquilo?
Um grão de areia perdido: Sou eu que lá vou...
Sou um pedaço de cada, desde o pecador ao virtuoso, desde o ignorante ao sábio. Quem?!...
Sou eu. Eu sou aquele, e como aquele és tu. - Somos a ilusão que pessoalmente criamos e atraiçoamos, e enchendo o mundo nos perdemos nele."

Celeste Cruz

Esta senhora nasceu em Meãs do Campo (concelho de Montemor-o-Velho) mas por casamento mudou-se para Coimbra. Não recebeu instrução de elevado nível, aprendeu com a vida. Esta, dedicou-a ao outro, à filantropia da ajuda ao necessitado, à compreensão, não dando tanta importância ao algodão do próprio umbigo quanto ao algodão que poderia fazer falta a um seu semelhante para se cobrir do frio coimbrão.